quinta-feira, 24 de outubro de 2013

RENOVAÇÃO DA LAO DA PCH RIO TIGRE!!

Cumprindo o prazo legal de 120 dias de antecedência de seu vencimento, em 18/09/2013 foi requerido junto à FATMA a renovação da Licença Ambiental de Operação da PCH RIO TIGRE.

PACUERA DA PCH RIO TIGRE

A PCH RIO TIGRE está realizando neste momento todos os mapeamentos da APP do reservatório necessários à elaboração do PACUERA - PLANO AMBIENTAL DE CONSERVAÇÃO E USO DO ENTORNO DO RESERVATÓRIO ARTIFICIAL.
Cabe destacar que tal documento será responsável por organizar e definir limites para todas as ações desenvolvidas no reservatório e em seu entorno imediato.
Após a elaboração do escopo inicial do PACUERA, será realizada reunião pública para apresentação, discussão, e coleta de opiniões / sugestões para o mesmo, conforme previsto na RESOLUÇÃO CONAMA 302/02. A participação dos proprietários de áreas do entorno do reservatório, bem como de organizações da sociedade civil será de fundamental importância para o sucesso da elaboração e implantação do PACUERA.

IMPORTANTE: Notícias sobre as reuniões públicas serão veiculadas na mídia (jornais) em momento oportuno.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DO APORTE DE SEDIMENTO NO RESERVATÓRIO

Em setembro de 2013 foi realizada a 4ª campanha da presente fase operacional da PCH RIO TIGRE. Na oportunidade foi medida uma vazão de 1,622 m³/s para o Rio Tigre na entrada do reservatório, e já no ponto de saída da casa de força foi mensurada uma vazão de 3,39 m³/s.
Com relação ao sedimento que desce com a água do rio, para o ponto de montante a medida ficou em 1,90 toneladas/dia e para o ponto de jusante em 12,81 toneladas/dia.

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Através da execução do presente programa, a população residente no entorno do empreendimento e todo o público interessado fica informado sobre o que está acontecendo na PCH RIO TIGRE, especialmente no que diz respeito à execução dos programas ambientais previstos para a fase de operação do empreendimento.
O presente programa inclui: realização de palestras, visitas técnicas, elaboração e distribuição de material informativo, e divulgação nos diferentes meios de comunicação (como a internet que você está utilizando neste momento)!!!!
Você é professor e deseja ter em sua escola palestras de educação ambiental sobre diferentes temáticas, ministradas pelos profissionais que realizam a gestão ambiental da CERT (PCH RIO TIGRE), então ligue para (49) 3324-7180 e agende com Gladis, teremos grande satisfação em atendê-los!!

PROGRAMA DE CONTROLE DA DEGRADAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS


Dentro do escopo deste programa, todas as áreas que sofreram interferência durante as obras de repotencialização da PCH RIO TIGRE foram devidamente recuperadas (ex: entorno das ombreiras da barragem, margens do canal adutor, entorno da casa de força, etc).
Já com relação à APP do reservatório, foram desenvolvidas campanhas de doação de mudas à proprietários de áreas limítrofes ao reservatório com vistas à recuperação de suas áreas.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS

No decorrer das campanhas de vistoria desenvolvidas no ano de 2013 na área do reservatório da PCH RIO TIGRE não foram encontradas macrófitas aquáticas com potencial de proliferação, e consequentemente de danos ao ecossistema aquático local e ao processo de geração de energia.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE DA ESTABILIDADE DOS TALUDES MARGINAIS

Dentro do escopo do presente programa são desenvolvidas vistorias semestrais de barco e a pé percorrendo-se as margens do reservatório da PCH RIO TIGRE, com o objetivo de verificar a ocorrência de pontos de erosão.
Cabe ressaltar que até o presente momento, durante a fase operacional do empreendimento, apenas alguns pontos de erosão laminar ocasionada pela falta de cobertura vegetal e escoamento da água da chuva foram encontrados no reservatório.
Destaca-se que com a gradual recuperação da mata ciliar do reservatório, tais processos erosivos diagnosticados deverão ser reduzidos ao máximo ou mesmo inexistirem.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA

No decorrer da 2ª fase de operação da PCH RIO TIGRE (período 2010-2014) já foram desenvolvidas 14 campanhas de monitoramento da ictiofauna, sendo coletadas um total de 17 espécies.
As espécies que mais contribuíram em número de exemplares no decorrer das amostragens foram o cará Geophagus brasiliensis e o lambari-do-rabo-amarelo Astyanax bimaculatus.
Por sua vez, as espécies que mais contribuíram em peso nas coletas foram também o o cará Geophagus brasiliensis e o jundiá Rhamdia quelen.
Destaca-se que no decorrer das últimas 08 amostragens o número de espécies coletadas não variou, o que pode representar o fato de que todas as espécies ocorrentes no local foram devidamente registradas.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS

Entre os anos de 2010 e 2013, compreendendo o período de vigência da LAO nº 81/2010 foram desenvolvidas um total de 15 campanhas de coleta de amostras de águas superficiais e análises à campo e em laboratório, com vistas à monitorar a qualidade das águas na PCH RIO TIGRE. Os pontos de coleta situam-se no reservatório, no trecho de vazão reduzida (abaixo da barragem), e após a casa de força (onde a água que passa pelas turbinas já voltou ao leito do rio).

No decorrer das amostragens alguns parâmetros mostraram-se em desacordo, como por exemplo o fósforo, o que está diretamente ligado à utilização de fertilizantes agrícolas e despejo de efluentes de atividades agropecuárias na bacia. Neste sentido destaca-se a importância no manejo adequado de efluentes e dejetos de suínos, bem como no tratamento de efluentes sanitários nas residências próximas ao Rio Tigre no quadro urbano de Guatambu-SC, além da utilização de técnicas agrícolas que evitem o lixiviamento e consequente carreamento de tais nutrientes para os cursos d'água, contaminando-os. Cada um deve fazer a sua parte para que tenhamos um RIO TIGRE cada vez mais limpo!!
Apesar de que em algumas amostragens tenham ocorridos parâmetros fora do que estipula o CONAMA 357/05, o cálculo do IQA (índice que me de a qualidade da água) aponta até o momento águas de BOA QUALIDADE para o local.

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL

A principal função do presente programa é reunir as informações obtidas nos demais programas desenvolvidos na PCH RIO TIGRE, compilar os dados e formatar em relatórios, para posterior apresentação ao órgão ambiental (FATMA). 
Durante o período de vigência da Licença de Operação - LAO nº 81/2010 da PCH RIO TIGRE foram elaborados e protocolados no órgão ambiental 11 relatórios de execução dos programas ambientais no empreendimento, denominados de RMAs (já contemplado o relatório deste mês).
Além disso, campanhas trimestrais de vistoria de conformidade ambiental ocorreram nas instalações da PCH RIO TIGRE por técnicos da área ambiental, de modo a assegurar que o processo de geração de energia ocorresse dentro do que preconiza a legislação ambiental vigente.
A coordenação geral da implantação dos programas ambientais na PCH RIO TIGRE é realizada pelo Biólogo Sr. Leandro Reinhold Baucke, que juntamente com outros profissionais de diversas áreas, atua na execução de ações sócio-ambientais neste empreendimento. A empresa responsável pela execução dos programas ambientais é a IMPACTO ASSESSORIA AMBIENTAL LTDA, de Chapecó-SC.